TIPOS DE TPM | Estratégias alimentares para controle dos sintomas

Exemplo de imagem
Um dos grandes obstáculos da dieta feminina e do bem-estar das mulheres é a terrível TPM, que normalmente se manifesta dentro de 10 a 14 dias antes do ciclo menstrual.
É importante saber que a alimentação é um pilar importante para amenizar os sintomas causados durante este período. Dentre os principais sintomas que incomodam a maioria das mulheres estão: dor nas pernas, inchaço, dor de cabeça, dor nos seios, irritação, vontade de doces e aumento da fome.
Normalmente o sintoma predominante indica uma causa fisiológica e para cada um temos uma estratégia mais adequada do ponto de vista nutricional.
Altos níveis de estrogênio (hormônio feminino), normalmente deixam a mulher mais susceptível a ansiedade, irritabilidade e tensão nervosa. O aumento destes níveis podem estar relacionados com o alto consumo de proteína animal ou de alimentos lácteos ou também da interrupção da eliminação do hormônio, que é metabolizado pelo fígado e eliminado no intestino. É importante que nesta fase e com a presença destes sintomas, o consumo de carne vermelha reduza, optando por peixes ou frango. Escolher alimentos  que sejam fontes de vitaminas do complexo B como: cereais integrais, castanhas, feijões, ovos, verduras verdes-escuras é uma ótima escolha para otimizar o funcionamento do fígado. Aumentar a ingestão de fibras e consumir lactobacillus também é uma estratégia para auxiliar na eliminação.
Hortaliças do grupo das brássicas (brócolis, couve, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, rúcula, agrião, espinafre) também ajudam na eliminação do excesso de estrogênio. Assim como consumir linhaça, rica em  fitoestrógenos e lignanas, muito benéficos para tais sintomas.
Quando os sintomas predominantes estiverem relacionados ao cansaço, as dores de cabeça e palpitações, normalmente associamos ao desequilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Desta maneira, a vontade por doces também aumenta (principalmente o chocolate – fonte de magnésio).
Portanto, para regular estes sintomas, deve-se consumir fontes de vitamina B3 (carnes, aves, peixes, grãos integrais, oleaginosas e leguminosas – feijões). Fontes de Zinco são importantes também (frutos do mar, frango, integrais, leguminosas). Cromo, um mineral importante para melhor captação da glicose (integrais e levedura de cerveja). E por último o importante magnésio ( folhas verdes-escuras, frutos do mar, integrais).
Se os sintomas principais girarem em torno da depressão, choro, letargia, insônia e desânimo, estes são consequência da redução do estrogênio e do aumento da progesterona. Neste caso, consumir fontes de Vitamina B6 (lentilha, feijão, banana, arroz integral) seria uma boa estratégia. Além de consumir as brássicas, para o bom funcionamento do fígado. Boas opções também são: chá verde, folhas verdes-escura  e clorofila!
Um dos mais comuns sintomas relatados e observados pelas mulheres é a temível retenção de líquidos, que gera aumento de peso, dor nas mamas e distensão abdominal. Neste caso, deve-se aumentar principalmente fontes de magnésio (integrais e verdes-escuras). Assim como, Vit. B6 (citados acima), Vitamina E (sementes de girassol, gergelim, abóbora, nozes, castanhas e amêndoas) e Betacaroteno (folhas verdes, frutas e legumes alaranjados, como abóbora, cenoura e mamão). Reduzir sal e açúcar, favorece o controle dos sintomas também.
Todos os sintomas podem aparecer neste período, porém sempre alguns deles são mais prevalentes. Portanto, procure a ajuda de um nutricionista para identificar e auxiliar no controle e melhora dos sintomas e qualidade de vida!
Ipad

Baixe gratuitamente o E-BOOK onde eu explico de forma prática 5 dicas de efeito para emagrecer com saúde, para que você seja capaz de iniciar a sua transformação de peso e aprender a emagrecer com saúde.

DESCUBRA OS PRIMEIROS PASSOS PARA O EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Feito com